A complexidade das Cirurgias Oftalmológicas e o nível de detalhamento de cada procedimento são essenciais para o índice de sucesso em todo o mundo. Das cirurgias de catarata ao implante de lentes intraoculares, a precisão dos exames que as antecedem é essencial para a assertividade de decisões, contribuindo para tempo menor de cirurgia, recuperação mais rápida do paciente e a segurança dos procedimentos. Desde sua fundação a Day Clinic Madureira faz questão de investir em equipamentos de ponta para assegurar sempre o melhor resultado. Dentro da busca pelas melhores tecnologias a DCM utiliza o IOL Master 700, parte integrante da Zeiss Cataract Suite instalada na clínica.
Da córnea à caróide, o IOL Master 700 é capaz de construir uma imagem longitudinal de todo o olho, medindo a ceratometria de maneira telecêntrica, através de 18 pontos – de 1,5 mm, 2,5 mm e 3,5 mm de diâmetro – refletidos na superfície corneana. Com segurança e rapidez, o equipamento faz, ainda, a medição da espessura do cristalino (LT), da paquimetria corneana (CCT), branco-a-branco horizontal (WTW), da profundidade do Humor Aquoso (AQD), do cumprimento axial (AL), e da profundidade da câmara anterior (ACD).
Um dos diferenciais do equipamento é que nenhum exame pode ser realizado sem que antes seja feita a sua calibragem automática, por isso todos os dados sobre o paciente devem ser inseridos antes do procedimento, inclusive sobre a existência de lentes implantadas ou cirurgias refrativas ou vítreo-retiniana prévias. Como equipamento de última geração, o IOL Master 700 faz uma análise do andamento dos exames enquanto estão sendo executados e avisa ao encontrar algum item fora dos padrões estabelecidos de fábrica.
A precisão do exame pode ser conferida pelas imagens perfeitas que o IOM Master 700 fornece ao término de cada etapa do procedimento. Uma delas é o Fixation Check: um corte de 1 mm que mostra o conjunto do vítreo posterior, retina e coróide, permitindo detectar a depressão foveal, o que garante a assertividade da medição, garantindo que o comprimento axial foi medido exatamente no eixo visual. O Fixation Check permite que várias patologias sejam visualizadas ou descobertas.
Outra imagem de alta resolução gerada, e de extrema importância, é a do mapeamento da raiz da íris e os vasos do limbo, na superfície ocular, favorecendo a assertividade nas cirurgias de facectomia com implante de lente tórica, eliminando a necessidade de marcação.
Além disso, o IOL Master 700 utiliza as constantes otimizadas por dados obtidos em mais de 50 mil cirurgias para fornecer cálculos biométricos para mais de 270 modelos de lentes intra-oculares, com fórmulas disponíveis para a 3ª geração SRK/T, Hoffer Q e as de 4ª geração Haigis, Haigis-L (para pacientes submetidos a cirurgias refrativas PRK, Lasik e Lasek), Haigis Toric e Holladay 2.
O IOL Master 700 pode ser a menina dos olhos da DCM, mas sua funcionalidade é otimizada através de uma rede lógica nas salas cirúrgicas. Dessa forma, todos os dados, imagens e exames obtidos com o IOL Master 700 podem ser exportados para o FORUM, um servidor dedicado que os transmite ao Callisto Eye, que, por sua vez, ligado ao microscópio cirúrgico Zeiss Lumera 700, permite que toda a cirurgia seja assistida pelo computador. Ao receber os dados do IOL Master 700 o Callisto Eye projeta os dados programados na ocular direita do cirurgião principal no Zeiss Lumera 700 .
Agora que você já tem uma ideia de como o IOL Master 700 colabora para a assertividade das cirurgias oftalmológicas, convido os colegas Oftalmologistas a conhecerem de perto as instalações da DCM!