8 de maio de 2022

Ceratocone

A patologia é caracterizada por uma distrofia contínua, progressiva que altera o formato e a espessura da córnea com seu afinamento central ou paracentral resultando num abaulamento anterior da córnea deixando-a com forma de cone. Em geral ocorre nos dois olhos mas de forma assimétrica.

Em sua fase inicial, o ceratocone ocorre como um astigmatismo irregular que leva o paciente a trocar o grau do astigmatismo com frequência. Entre os sintomas, o principal é a visão borrada e distorcida para qualquer distância. Em alguns casos pode ocorrer diplopia (visão dupla) ou poliopia (percepção de várias imagens de um mesmo objeto), halos em torno de fontes de luz e sensibilidade extrema à luz (fotofobia).

A condição é rara sem prevalência de raça, variando a incidência de 4 a 600 casos em cada 100.000 indivíduos. Há alguma incidência de hereditariedade (6 a 8% dos casos). Em geral ocorre na puberdade, entre os 13 e 18 anos de idade progredindo por 6 a 8 anos e tendendo à permanecer estável depois. O ceratocone pode estar associado a doenças sistêmicas como as síndromes de Down, Turner, Ehlers-Danlos e Marfan além de atopias, osteogênese imperfeita e prolapso da válvula Mitral.

Os tratamentos

Os tratamentos dessa patologia visam proporcionar uma melhor qualidade da visão do paciente preservando a saúde da córnea. Entre eles temos:

  • Óculos – indicado nos casos iniciais da doença onde o astigmatismo irregular ainda é baixo e o uso dos óculos proporciona uma acuidade visual aceitável.
  • Lentes de Contato – quando os óculos não mais garantem a acuidade visual, as lentes passam a ser indicadas. Além de proporcionar melhor qualidade da visão, seu objetivo é preservar a saúde da córnea. Em geral utiliza-se lentes rígidas gás permeável e as lentes esclerais.
  •  Crosslinking – procedimento cirúrgico onde faz-se a ligação de colágeno com a vitamina B2 (Riboflavina). Este processo cria mais ligações covalentes no estroma aumentando a resistência mecânica da córnea diminuindo as chances de progressão do ceratocone.
  • Transplante de córnea – quando os óculos e lentes não conseguem mais corrigir a visão, cicatrizes corneanas resultantes do uso de lentes ou afinamento excessivo da córnea passam a ser um problema frequente ou, ainda, quando há opacificação da córnea (leucoma) importante, é indicada a cirurgia que hoje pode ser realizada com o laser de Femtosegundo.
  • Implante de Anel – conhecido como Anel de Ferrara, essa cirurgia é indicada para pacientes com irregularidades acentuadas da córnea ou com intolerância às lentes de contato. Também realizada com laser de Femtosegundo, através de uma incisão pequena, dois arcos de Polimetil Metacrilato (PMMA) são introduzidos entre as camadas do estroma para que haja uma alteração da curvatura da córnea, tornando-a mais esférica melhorando, assim, a acuidade visual.

Lembre-se de fazer avaliações anuais com seu oftalmologista e, caso note qualquer alteração na sua visão e nos seus olhos, procure seu oftalmologista IMEDIATAMENTE. A prevenção ainda é o melhor remédio!

© Copyright 2024 Day Clinic Madureira. All Rights Reserved.
× Como posso te ajudar?