Desde que criadas pelo médico inglês Harold Ridley em 1949 as lentes intraoculares levam esperança a milhões de pessoas em todo o mundo que voltam a enxergar após uma bem sucedida cirurgia de catarata. Estes cristalinos artificiais são implantados nos olhos em substituição ao cristalino natural, que se torna opaco pela ação da doença. Maior causa de cegueira reversível no mundo, estima-se que hoje 160 milhões de pessoas sofram com algum grau de catarata em todo o planeta. No entanto, graças aos avanços da tecnologia da área oftálmica, a cirurgia de catarata está cada vez mais segura e mais rápida, significando um grande aumento na qualidade de vida dos pacientes.
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais executados no mundo e hoje, graças à variedade de lentes intraoculares, são capazes de corrigir também graus de astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia, além de melhorar a visão funcional, que é a capacidade de enxergar em ambientes pouco iluminados.
No entanto, como é extremamente precisa, são necessários equipamentos de última geração, durante o pré e o per-operatório tanto para determinar o melhor tipo de lente intraocular para guiar as minúsculas incisões realizadas na córnea e a exata posição de implante das lentes. O centro cirúrgico da DCM Rio é equipado com os melhores equipamentos disponíveis hoje no mercado, garantindo o melhor resultado nas cirurgias de cataratas.
Desde a década de 90, quando surgiram as lentes intraoculares dobráveis, o método mais utilizado para a realização da cirurgia de catarata é a facoemulsificação, realizada com anestesia por bloqueio peri-bulbar ou tópica por incisões inferiores a 3 mm. Com o corpo médico altamente especializado da Day Clinic Madureira, a facoemulsificação e o implante das lentes são realizados através de um corte ainda menor, de apenas 2,2 mm auto-selantes (sem a necessidade de pontos).
Dessa forma, a recuperação pós-cirúrgica é muito mais rápida, a cirurgia é ainda mais segura e há um índice muito menor de complicações. Para se ter uma ideia, no final da década de 70 as incisões eram superiores a 10 mm, o paciente recebia anestesia geral, o prazo de internação era de cinco dias e havia a necessidade de repouso absoluto.
Além disso, a correção de grau pós-operatória era feita com as lentes “fundo de garrafa” Katral. Hoje a cirurgia de catarata dura menos de 10 minutos, as incisões são micro e as lentes intraoculares dobráveis podem ser mono ou multifocais, asféricas tóricas diminuindo muito a dependência do paciente dos óculos no pós-operatório, que dura apenas algumas horas.
Para determinar qual a lente mais adequada a cada caso também são necessários equipamentos de alta precisão, como topografia ou tomografia de córnea e a biometria ocular pelo IOL Master. Na DCM o cirurgião conta com o que há de mais moderno e exato em equipamentos elevando a taxa de assertividade de todos os procedimentos que envolvem a implantação de lentes intraoculares. Você pode encaminhar seu paciente para exames pré-operatórios, incluindo a moderna Tomografia Óptica de Varredura (SS-OCT) do IOL Master 700, capaz de detectar alterações anatômicas e da geometria do olho, realizar as suas cirurgias em nosso moderno Centro Cirúrgico ou ainda contar com os cirurgiões do corpo clínico da Day Clinic para a realização das cirurgias.