OCT IOLMaster 700 Zeiss
16 de outubro de 2022

 

Enquanto nos casos de catarata leve a moderada não são muito desafiadoras no que diz respeito às medidas de comprimento axial com as modernas biometrias ópticas, a performance e capacidade de medição nas cataratas extremas é diminuída. Porém, com o IOLMaster 700 da Zeiss, o primeiro equipamento com biometria SWEPT Source (tecnologia de varredura), isso mudou.

A tecnologia permite o scaneamento através de todo o comprimento do olho, desde a córnea até a fóvea. Além disso, o comprimento de ondas mais longo facilita a penetração nos tecidos minimizando a dispersão de luz nas cataratas extremamente densas.

Observando todas as estruturas em apenas uma OCT

Enquanto diminui o número de exames sem sucesso nos casos de cataratas densas, o IOLMaster 700 verifica quais estruturas do olho já foram medidas e ainda realiza a biometria em situações tidas como adversas como nas cataratas congênitas, discoria, descolamento de vítreo e catarata densa na Síndrome de Marfan.

A taxa de sucesso nas medidas de comprimento axial é substancialmente aumentada não só pela tecnologia SWEPT Source Biometry® , mas também pelas medidas feitas em 6 meridianos, o que contribui consideravelmente para a habilidade de penetração do biômetro.

OCT que vai além das medidas biométricas

As imagens de varredura da OCT do IOLMaster 700 torna possível não só as informações de medidas biométricas, mas também oferece imagens da mácula central. Apesar deste não ser o objetivo deste equipamento e de ser necessário uma OCT de retina para o diagnóstico final, o exame feito pelo IOLMaster 700 é útil para indicação de patologias maculares.

Buraco Macular, edema macular e membranas epirretinianas com tração podem ser identificadas – para depois serem melhor investigadas – e, assim, evitar surpresas e insucessos nos procedimentos cirúrgicos.

Mais eficiência em todo o processo pré e per-cirúrgico

Além dos benefícios clínicos vistos na OCT com tecnologia SWEPT Source Biometry®, ela também influencia positivamente no fluxo de trabalho clínico e cirúrgico. O tempo gasto na realização do exame é menor, os resultados mais precisos e, ainda, o IOLMaster 700 é parte integrante da Zeiss Cataract Suite. Isso significa que as imagens geradas pelo exame e dados de medidas são transferidos, através do Forum para o Callisto, que faz a assistência computadorizada da cirurgia. Finalmente, temos o microscópio cirúrgico Zeiss Lumera 700 que oferece os dados programados na ocular direita do cirurgião. Com isso, ganha-se em tempo de transferência de dados para programação cirúrgica, diminuindo também os índices de erros na transcrição destes dados.

A conclusão a que se chega, junto inclusive à diversos experts ao redor do mundo como apresentado em discussão no ESCRS 2016 (European Society of Cataract and Refractive Surgeons), é que esta tecnologia traz versatilidade, qualidade e eficiência no diagnóstico, acompanhamento pré e per-cirúrgico da Catarata.

Convido os colegas oftalmologistas a conhecerem melhor este equipamento e demais disponíveis na Day Clinic Madureira.

© Copyright 2024 Day Clinic Madureira. All Rights Reserved.
× Como posso te ajudar?