cirurgia de catarata
7 de novembro de 2022

No mundo inteiro, cerca de 160 milhões de pessoas têm catarata em algum grau e 50% dos indivíduos acima dos 65 anos apresentam a doença – que é a maior causa de cegueira reversível do mundo. Sim, a catarata tem cura, mas apenas através da cirurgia. Com o envelhecimento da população brasileira, cuja expectativa de vida já está em 75 anos, cada vez mais é preciso oferecer condições para que estes anos sejam plenos em qualidade. Nesse cenário a visão tem papel fundamental, já que sem ela o idoso torna-se ainda mais dependente de terceiros, está mais sujeito a queda até mesmo dentro de casa e mais propício à solidão e à depressão. Graças à tecnologia, no entanto, os oftalmologistas têm obtido grandes resultados através da cirurgia de catarata, que tem avançado muito nos últimos anos.

Meio século de inovações tecnológicas incessantes

Se na década de 60, quando surgiu, a cirurgia de catarata era um procedimento complexo, que demandava anestesia geral e um longo tempo de internação, ao longo dos anos ela foi sendo aperfeiçoada com o desenvolvimento de técnicas cada vez mais assertivas. Em seus primórdios as incisões eram superiores a 14 mm, havia a necessidade de medicação sistêmica, diversos cuidados no pós-operatório e de uso de óculos de grossas lentes de alto grau (Katral), já que os implantes intraoculares só surgiram na década de 80 com as lentes rígidas.

Quando a lente dobrável chegou ao na década de 90 ocasionou uma mudança profunda na cirurgia de catarata, que passou a ter duração de alguns minutos, com anestesia local e alta do paciente apenas após algumas horas – reflexo do grau de tecnologia que obtinha resultados muito superiores do que os conseguidos até então. Desde então o aprimoramento foi constante. Hoje, com as lentes dobráveis, as incisões de apenas 2,2 mm autosselantes que dispensam pontos e as lentes intraoculares que corrigem erros refracionais que oferecem a possibilidade de reduzir a dependência dos óculos de grau colaboram de forma efetiva para o aumento da qualidade de vida do paciente.

Equipamentos de ponta são essenciais para resultados cada vez mais precisos

Mas para chegar a este nível de assertividade é preciso muito preparo e perícia do cirurgião, mas também um centro cirúrgico equipado com o que há de mais moderno em tecnologia oftálmica. A precisão é fundamental em todas as etapas do processo de cirurgia, desde os exames iniciais, às avaliações, o planejamento pré-operatório e a cirurgia propriamente dita.

É o caso da Zeiss Cataract Suite, um conjunto de equipamentos fundamentais para a obtenção dos melhores resultados, com alta performance no pré-operatório e na cirurgia em si. São 4 aparelhos que trabalham de forma complementar. O primeiro é o IOL Master 700 que realiza Biometria óptica com tecnologia SS-OCT realizando as medidas completas de toda a extensão do olho, desde a córnea até a coróide. Isso permite cálculos precisos do grau da lente e do seu posicionamento quando no interior do olho. O IOL Master 700 gera, ainda uma imagem de alta resolução da superfície ocular mapeando a raiz da íris e os vasos do limbo eliminando a necessidade de marcação no implante de lentes intraoculares tóricas (lentes que corrigem o astigmatismo).

O segundo equipamento o FORUM que recebe os dados e imagens que são enviados pela rede lógica da Day Clinic Madureira. Ele é responsável pela interligação do IOL Master 700 com o Centro Cirúrgico. O FORUM é responsável por enviar os dados ao 3º equipamento, o Callisto Eye, que assiste toda a cirurgia de forma computadorizada.

Os dados do exame de biometria do paciente são inseridos no Callisto Eye e é feita toda a programação cirúrgica nele: incisões, diâmetros máximo e mínimo da capsolorexis, projeção do eixo visual e de implante da lente intraocular tórica.

O 4º equipamento é o Microscópio Cirúrgico Zeiss Lumera 700 que, através do Callisto Eye, oferece na ocular direita do cirurgião, os dados programados.

Dessa forma, o posicionamento do implante é mais preciso, a cirurgia mais segura, precisa e assertiva, com menor tempo de execução e também de recuperação para o paciente além de maiores chances de independência dos óculos no pós-operatório.

É a tecnologia ajudando os pacientes a terem mais qualidade de vida e os cirurgiões a desenvolverem suas técnicas de forma plena e segura.

Convido os colegas Oftalmologistas a conhecerem o Centro Cirúrgico da Day Clinic Madureira e tudo que podemos oferecer à vocês e seus pacientes.

© Copyright 2024 Day Clinic Madureira. All Rights Reserved.
× Como posso te ajudar?